sábado, 2 de novembro de 2013

Os Sete Templos e um Sabá no Seol

 Foi no mês de outubro de 1880 que, no curso de sua empresa, o doutor Bataille alcançou Calcutá. A Maçonaria, informa-nos, está afeta invariavelmente ao horrível e, como veste Calcutá com as matizes sombrias da morte viva e da putrefação universal, segue naturalmente que a cidade da Índia é um dos quatro grandes centros de direção da Maçonaria Universal. Em toda parte o bondoso doutor descobriu a mão de Lúcifer. Em toda parte evidenciavam-se as conseqüências da superstição e do Satanismo: cataclismas, inundações, furacões, tufões, pragas e cólera reprimindo o estado normal de saúde e de hábito e as conseqüências da persuasão universal em favor do demônio. Um cadáver, testemunha, é encontrado em cada etapa, a fumaça de viúvas ardentes ascende ao céu e a planície de Dappah41, contígua à cidade, é um vasto sepulcro onde multidões incontáveis de corpos são arremessadas nus aos abutres. O maçom inglês reconhecerá imediatamente que, de todos os lugares no mundo, Calcutá é a mais adequada para ser uma Meca da Fraternidade e a capital da India Inglesa.
O Kadosch do Rito Escocês, o Sublime Mestre Escolhido do Real Arco real, o Comandante da Águia Branca e Preta do Rito de Heredom, o Perfeitamente Iniciado Grande Inspetor do Rito Filosófico Escocês, o Irmão Eleito do Rito Joanita de Zinnendorf42, e o Irmão da Cruz Vermelha de Swedenborg43, outros mil dignatários de mil iluminações, recolhidos no Grande Templo Maçônico e, como o doutor nos diz gravemente, estão empenhados em maldizer o Catolicismo. Por 

39 Possívelmente inspirados nos sete templos da deusa grega Hera, equivalente a Juno, no panteão romano. 40 o mesmo que Hades, palavra frequentemente relacionado com morte e inatividade, corresponde à palavra latina inférnus (inferno). 41 sem referências.
42 possivelmente um rito de inspiração cristã (são João) que serviu de base para o rito alemão de Schroder.
43 Emanuel Swedenborg (1688-1772) foi um filósofo suíço e cientista que aos 56 anos teve uma visão espiritual e escreveu diversos livros de teologia, onde advocaga uma versão do Cristianismo onde os atos contavam tanto quanto a fé.

uma conjunção especial dos planetas, o doutor, ao procurar quartéis-generais, teve a inteligência imediata de que o grande Phileas Walder pessoalmente havia chegado recentemente em uma missão secreta em Charleston. Lá, igualmente, travou conhecimento com uma outra luminar do reino do diabo, conhecido por Hobbs, que presidiu a importante cerimônia que conduziu Carbuccia à danação. O Irmão Hobbs, dotado de muita experiência em Lúcifer, deu todas as garantias a respeito das aparições constantes do Mestre do Mal a todas as pessoas dignas.
Agora o doutor, em virtude de sua patente no Misraïm, era tanto quanto um padre para sempre, de acordo com o Melquisedeque44 da Maçonaria, como se tivesse nascido sem pai ou mãe, mas que até o momento não tinha recebido a devida iniciação no Paládio. Tecnicamente, em consequência, não tinha nenhum direito de participar dos Supremos Mistérios. Entretanto, é supérfluo dizer que havia chegado no momento exato de presenciar uma cerimônia que só ocorria uma vez em dez anos, contanto que estivesse disposto asubmeter-se à bagatela de uma iniciação preliminar.
Na mesma noite, uma companhia seleta de iniciados seguiu em carruagens alugadas pela desolada Dappah, comboiados por cocheiros iniciados, para a celebração de uma grande solenidade satânica. Em um percurso fácil, próximo da cidade, está o Seol dos indianos nativos e, em um trecho mais difícil em seguida, há uma montanha com 500 pés45 de altura e 2000 de distância, em cujo cimo haviam erigido sete templos, comunicando-se uns aos outros por passagens subterrâneas na rocha. A ausência total de pagodes46 tornava evidente que esses templos eram devotados à adoração de Satã; formam um gigantesco triângulo superposto no vasto platô, na base do qual o comboio desceu de seus transportes e foram recebidos por um nativo com um cômodo conhecimento do francês. Após trocarem o sinal de Lúcifer, conduziu-os a um furo na rocha, que dava em cima de 

44 Gn 14:18-24. 45 cada pé equivale a 30,48 centímentos. A montan ha tinha aproximadamente 150 metros de altura.
46 termo geral dado às torres aparentemente sobrepostas com múltiplas beiradas, comuns na China, no Japão, nas Coréias, no Nepal e em outras partes da Ásia. 

uma passagem estreita, guardada por uma linha de Sikhs47 com espadas em punho, preparados para massacrar qualquer um, e conduzidos ao vestíbulo do primeiro templo, que foi preenchido por uma assembléia variada de adeptos, de oficiais e comerciantes de chá, até curtidores de couro e dentistas. No primeiro templo, provido da inevitável estátua de Bafomé, era despojado de todo e parcamente iluminado, o doutor foi obrigado a passar pela prometida iniciação, para o que foi despido, posto no centro da assembléia e, a um dado sinal, mil serpentes surgiram de furos na parede e forçadas a enrodilhar-se nele, até que a música de uma única flauta de um fraquir interveio para impedir sua morte imediata. Superou essa provação com uma valentia que o fez espantar-se consigo mesmo e persistiu em prolongar a cerimônia, provando-se ser um homem de tal vigor extraordinário que ganhou o respeito universal e recebeu os testemunhos mais lisonjeiros, inclusive de Phileas Walder. Que as serpentes eram indubitàvelmente venenosas foi provado mais tarde na pessoa de um dos nativos presentes que, entregue à fúria delas, caiu coberto de picadas aparentemente mortais, mas subseqüentemente tratadas por remédios nativos e levado diante do altar de Bafomé para ser curado pela intervenção especial do bom deus Lúcifer.
Essa cerimônia foi realizada com a intervenção de uma adorável Vestal48 Indiana, pelas orações do Grão Mestre, um mercador de seda pela persuasão comercial demonstrada, e pelo batismo profano de uma serpente, depois do qual o sofredor pôs-se em pé e o veneno incômodo jorrou para fora de suas feridas. Do Santuário das Serpentes, a assembléia proseguiu, então, em recolhimento, para o segundo templo ou Santuário da Fênix49

47 adepto do sikhismo ou siquismo, uma religião monoteísta fundada em fins do século XV no Punjabe, região atualmente dividida entre o Paquistão e a Índia, pelo Guru Nanak (1469-1539). 48 na Antiga Roma, eram designadas por Virgens Vestais as assistentes da deusa romana
Vesta, mulheres que gozavam de uma situação social respeitável, mas deviam manter-se castas sob risco de punições severas e até mortais. 49 ou fénix, pássaro da mitoologia grega que, quando morria, entrava em auto-combustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas.

O segundo templo era brilhantemente iluminado e chamejava com milhões das pedras preciosas pilhadas pelos decadentes ingleses de inúmeros Rajás50 conquistados. Tinha guirlandas de diamantes, festões de rubis, grandes imagens de prata pura e uma Fênix gigantesco em ouro vermelho mais sólido do que a prata. Havia um altar abaixo da Fênix e um casal de macacos compunha os degraus do altar. O Grão Mestre procedeu à celebração de uma missa negra, seguida pelo divertido casamento dos dois animais e o sacrifício de um cordeiro trazido vivo ao templo, balindo desesperadamente, com pregos atravessados em seus pés. Isto pretendia simbolizar claramente uma reprovação do celibato e de uma aprovação ao casamento, ou seus substitutos mais baratos.


                                                          Sacrifício de um cordeiro.

O terceiro templo era consagrado à Mãe das mulheres decaídas, que, em memória da aventura da maçã51, tem um lugar no calendário de Lúcifer. A 

50 designação dada aos reis e outros governantes hereditários da Índia.
51 referindo-se ao Gênesis: Eva, Adão, a serpente e a maçã.

continuação consistiu de um diálogo entre o Grão Mestre e a vestal que a modéstia do doutor impede que descreva, mesmo em língua latina.
O quarto templo era um Santuário Rosacruciano, tendo um sepulcro aberto, de onde chamas azuis emanavam continuamente. Havia uma plataforma no meio do templo, projetada para a acomodação de mais vestais indianas, uma das quais deveria evaporar-se no ar, após o que um faquir seria transformado diante de toda a assembléia em uma múmia viva e ser enterrado por um prazo de três anos. Isso estava entre os eventos da noite e foi realizado com grande sucesso sem muito perturbar o equilíbrio mental do doutor, embora confessasse certa impressão quando o faquir realizou sua performance, suspenso no ar.
O quinto templo era consagrado ao Pelicano52 e foi usado por um oficial inglês para pregar um curto discurso sobre a caridade maçônica, que o doutor considerou como vulnerável sob o ponto de vista moral e sugestivo sob o ponto de vista da virtude fácil.
O sexto templo era o do Futuro e foi devotado às adivinhações, os oráculos sendo dados por uma vestal em condição hipnótica, assentada sobre um braseiro ardente. O doutor foi obsequiado com um teste, mas um outro inquiridor que teve a temeridade de ser curioso a respeito do que era feito no Vaticano, recebeu uma severa rejeição. Em vão o espírito da clarividente esforçou-se para penetrar no palácio “pestilento e maligno” do Pontífice Romano e Phileas Walder, mortificado e
enlouquecido, começou a maldizer e a abjurar como o primeiro Papa. A experiência desiludiu a assembléia e passaram pensativamente ao sétimo templo, que, sendo consagrado ao Fogo, foi equipado com uma grande fornalha central sob uma chaminé e pela exibição de uma figura gigantesca de Bafomé. Apesar do calor insuportável que dominava a câmara inteira, este ídolo artificialmente preservava seu contorno e incandescia sem derreter-se. Uma cerimônia de natureza impressionante ocorreu neste local. Um gato selvagem, atirado através 

52 na Europa medieval, considerava-se o pelicano um animal especialmente zeloso com seu filhote, ao ponto de, não havendo com que o alimentar, dar-lhe seu próprio sangue. Em razão disso, o pelicano tornou-se um símbolo da Paixão de Cristo e da Eucaristia. É, também, um símbolo maçônico.

de uma janela aberta, foi visto com a aparência de uma alma em transmigração e, apesar de seus apelos desesperados, passado através do fogo a Baal53.
E agora a função culminante, o Magnum Opus54 do mistério, vai ocorrer no Seol de Dappah. Uma longa procissão enfileirou-se dos templos da montanha ao da planície aberta. A noite era escura, a lua tinha desaparecido, nuvens negras moviam-se através do céu, uma chuva fervente caiu lentamente em intervalos e a terra foi iluminada, sem ofuscar, pela fosforescência da putrefacção geral. Os adeptos caminhavam tropeçando em corpos, incomodando ratos e abutres e formando a corrente mágica, que consistia de Maçons dos altos graus, com chapéus de seda, sentados em um grande círculo, cada um abraçando seu cadáver particular55. A cerimônia incluiu a recitação de certas passagens tiradas dos grimórios56 populares, visando a libertação por atacado dos espíritos que vagueavam nas proximidades de seus corpos. Terminado isso, o doutor confessa que as distrações da noite provocaram-lhe um sono perturbado, acompanhado de pesadelos.

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